Na primeira página do Jornal de Notícias vem uma “denúncia” por parte da CNPR de que existem peritos contratados pelas seguradoras sem qualquer conhecimento ou devida formação na área, permitido assim que as estas saiam beneficiadas de todo o processo de peritagem do sinistro.

É preciso ter em atenção que este tipo de situações não só ocorre em sinistros de automóveis mas também em caso de sinistros patrimoniais em que por vezes o valor dos prejuízos podem chegar aos milhões de euros.

De facto, é urgente a tomada de medidas para prevenir de que pessoas e organizações lesadas sejam ainda mais prejudicadas devido à intervenção de peritos sem ou qualificação para o exercício da atividade, pois não é exigida formação específica nem há atualmente qualquer entidade fiscalizadora.

As regras de acesso à atividade têm de ser alteradas, devendo ser criada uma entidade com competência para o efeito. A criação de uma ordem profissional poderá ser a solução.

As entidades governamentais devem ter especial atenção a este assunto, pois é do interesse nacional, já que envolve mudanças na economia e finanças deste país.

Relevo para o imposto das indemnizações liquidadas…

Poderá ler mais sobre a notícia em https://www.jn.pt/nacional/interior/peritos-sem-regras-beneficiam-seguradoras-a-custa-de-lesados–9722191.html

 

Fonte: Google Imagens