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DecoSinistros, a nova linha de Gestão de Reclamações da Defenderisk, foi oficialmente inaugurada a 31 de janeiro de 2019. A cerimónia de apresentação decorreu nas instalações da AEP, e contou com a presença do Professor Mário Frota (ACOP), do Eng.º Lúcio Pereira da Silva e do Professor Fernando Silva, no painel de oradores.
Dirigido a todos os Tomadores de Seguros que se encontrem em conflito com a seguradora, por falta de acordo relativamente à conclusão do seu processo de sinistro, a nova linha encontra-se, agora, disponível a todos, constituindo um serviço de apoio ao Segurado inovador e único no país.
Sob um ambiente descontraído e acolhedor, foram diversos os temas abordados na cerimónia de apresentação – que contou com convidados, sobretudo profissionais ligados ao setor de Seguros.
Na sessão, introduzida por António Pêgo, diretor da formação e apoio a serviços às empresas da AEP, foi divulgada a parceria entre a DefendeRisk e a instituição acolhedora do evento, no que diz respeito a formações nas áreas temáticas de Peritagem, Gestão do Risco e Gestão de Conflitos. A primeira formação arranca já no próximo mês de março.
Veterano na área, Mário Frota, presidente de instituições defensoras dos direitos dos consumidores portugueses, teceu importantes considerações a ter em conta, nomeadamente o acesso do consumidor aos seus direitos, sobretudo ao de reclamar. “Não há maior défice em termos de cidadania do que a ignorância em que o consumidor, desoladamente, vive.” De acordo com o professor, a Carta de Direitos Fundamentais da União Europeia é um dispositivo constitucional que confere o acesso ao direito, para que “cada um tenha acesso a toda a informação enquanto consumidor”.
Lúcio Pereira da Silva, na apresentação da DecoSinistros, referiu a importância deste novo serviço da DefendeRisk, que segue a filosofia da empresa de “ser a única que defende exclusivamente os segurados que não concordem com a regularização do seu processo de sinistro na área de seguros patrimoniais”. O diretor geral da Defenderisk, deu ainda ênfase às 
três formações acordadas em parceria com a AEP, nas quais será formador, e que se irão realizar entre março e maio, a saber: Gestão do Risco das Apólices na Continuidade do Negócio (21 de março), Gestão de Conflitos na Peritagem (10 de abril) e Planeamento, Gestão e Organização da Peritagem Patrimonial (17 | 18 | 24 e 25 de maio).
O espaço de debate foi aberto a todos os participantes, contando com a moderação do professor Fernando Silva, profissional experiente na área de Direito dos Consumidores e ao Consumo, que fez o elo de ligação entre a gestão de reclamações e os direitos dos consumidores.