Artigo de Opinião

Publicado no Suplemento de Seguros, do Jornal VidaEconómica, a 17 de Dezembro de 2021.

Diretor Geral da DefendeRisk Consultoria, Engenheiro Lúcio Pereira da Silva

Seguro de transporte: a proteção para a carga que se move

Uma apólice de Seguro de transporte de mercadorias garante os riscos que ocorrem às mercadorias seguras, decorrentes dos transportes efetuados por via marítima, terrestre ou aérea.
O seguro de carga tem como objetivo não apenas resguardar a carga, como proteger o transportador e o dono da mercadoria, que contrata a transportadora, dos eventuais prejuízos no caso de um acidente ou sinistro.
Entre os benefícios oferecidos pelo seguro estão a consultoria em gestão dos riscos associados ao transporte e a mitigação desses mesmos riscos, bem como a proteção do património (carga transportada) durante o serviço de transporte.
Para garantir o seu conforto, o proprietário deverá transferir o risco do transporte da sua mercadoria para o segurador. No entanto, o proprietário (segurado) deve ter alguns cuidados antes da contratação do seguro. Em primeiro lugar, conhecer o histórico e a capacidade de aceitação de riscos do segurador, e ainda a sua solidez financeira, que se constitui como um requisito importante no momento de definir qual a companhia de seguros.
O seguro de transportes de mercadorias deve ser sempre contratualizado porque a atividade de transporte de cargas é complexa e envolve uma quantidade de riscos operacionais. Por essa razão, o seguro de transportes é importante, tanto para transportadores quanto para os proprietários da mercadoria. Se durante
o transporte das mercadorias ocorrer, por exemplo, um acidente de viação com o veículo transportador, que resulte em danos à carga transportada, o segurador terá de indemnizar pelos prejuízos que foram quantificados, até ao limite dos capitais seguros.
Na generalidade, existem duas modalidades de garantias que protegem as mercadorias dos sinistros mais frequentes durante o transporte. Uma é composta por coberturas base, que garantem indemnizações pelos prejuízos decorrentes de incêndio, queda de raio ou explosão, tempestades (chuva ou neve) e avalanches que possam causar acidentes com o veículo transportador. E ainda os prejuízos causados pela ocorrência de um acidente em consequência de choque ou colisão entre o veículo transportador e outro(s) veículo(s) e/ou obstáculo.
De modo a aumentar o seu nível de segurança, o segurado poderá ainda contratar coberturas adicionais desde o furto ou roubo, problemas ocorridos durante a carga e descarga, resultantes de greves ou outros.
A garantia “All Risks” que cobre todos os danos à mercadoria durante o transporte, com algumas exceções, será talvez a melhor opção de seguro de transporte.
A gestão dos riscos no transporte de cargas é fundamental para a continuidade do negócio de qualquer empresa, já que sua ineficiência multiplica ações judiciais, reclamações de clientes, apreensões de mercadorias e perda de receita, podendo destruir por completo o negócio.
Gestão dos Riscos no Transporte de Cargas é o procedimento de planear, identificar e controlar vários fatores no transporte de mercadorias, no propósito de minimizar as indeterminações das operações. Uma gestão dos riscos eficiente reporta-se à identificação, análise e ações para mitigar os riscos.
Em sentido lato, a gestão dos riscos é o processo de organização, controle e planeamento, com o objetivo de mitigar os riscos referentes à logística do transporte de mercadorias.
A elaboração de um plano de Gestão dos Riscos envolve um trabalho conjunto de todos os colaboradores e parceiros no negócio. Estes devem manifestar todas as estratégias, que, ao serem aplicadas na empresa, deverão ser suficientes para controlar todo o processo de gestão, eliminando riscos prováveis que possam afetar, ou produzam qualquer tipo de prejuízos financeiros, ou outros à organização.
Quando se trata do transporte de cargas, efetuar a gestão dos riscos associados é fundamental para que a empresa consiga otimizar os custos e corresponda às expectativas dos clientes.
No entanto, ao contrário do que muitos gestores de empresas acreditam, a gestão dos Riscos no Transporte de mercadorias não se resume apenas ao processo que ocorre entre o carregamento do frete e a chegada da carga ao seu destino final.
Podemos identificar quatro fases na Gestão dos Riscos no transporte de cargas. Primeira fase está relacionada com a análise do transporte na sua amplitude total, informando a transportadora de todos os detalhes e dados da carga. A partir da análise, deverá ser realizada a respetiva identificação de todos os riscos possíveis que possam ocorrer. Após estas duas premissas estarem devidamente identificadas, será necessário procederse à avaliação das estratégias que minimizem a possibilidade de ocorrerem estes mesmos Riscos. Por último, deverá ser colocado em prática o modelo estratégico adotado pela equipe de Gestores dos Riscos interveniente.
Em determinados transportes poderão ser utilizados recursos adicionais de controle, como o sistema avançado de monitorização via GPS, instalação de câmaras para controlo da frota, ou ainda a escolta armada se necessário for.
Estes recursos permitem que o contratante tenha total tranquilidade quanto à segurança da sua carga, sendo capaz de monitorar cada fase do processo. Além disso, se optar pela contratação de uma transportadora que satisfaça os níveis de exigência pretendidos poderá,logo à partida, eliminar custos com eventuais problemas que ocorram durante o transporte, danos à carga, acidentes, multas ambientais ou processos judiciais.
Termino este artigo de opinião, com a consideração de que devem estar garantidas em determinadas situações a cobertura de Lucros Cessantes, sobretudo o caso de situações excecionais, como por exemplo
no transporte de máquinas e/ou equipamentos especiais, ou ainda cargas excecionais de matérias-primas raras ou componentes com prazos de entrega muito alargados.