Artigo de Opinião

Publicado no Suplemento de Seguros, do Jornal VidaEconómica, a 10 de Março de 2023.

Diretor Geral da DefendeRisk Consultoria, Engenheiro Lúcio Pereira da Silva

 

Acidentes de Trabalho: uma refl exão necessária
sobre a ética e a responsabilidade social

 

Os seguros de acidentes de trabalho são uma forma importante de proteção financeira e social, para todos os trabalhadores.
Estes seguros oferecem cobertura para os trabalhadores que sofrem acidentes com lesões ou doenças relacionadas com a atividade profi ssional, fornecendo assistência médica e indemnização pelos danos sofridos. No entanto, tal como ocorre com outros tipos de seguros, a fraude em seguros de acidentes de trabalho é um problema crescente que
pode causar consequências graves para as empresas e trabalhadores envolvidos.
A fraude em seguros de acidentes de trabalho pode ocorrer de várias maneiras. O mais comum é quando um trabalhador simula ter sofrido um acidente no trabalho para obter
benefícios indevidos do seguro. O trabalhador pode, por exemplo, referir que caiu ou foi atingido por um objeto quando, na verdade, não houve nenhum acidente.
Outra forma de fraude é quando um trabalhador exagera a gravidade dos danos causados por um acidente, manifestando que fi cou gravemente ferido quando na verdade os ferimentos são menores do que afirma.
Os motivos pelos quais os trabalhadores recorrem à fraude em seguros de acidentes de trabalho podem variar. Alguns trabalhadores fazem isso porque precisam de uma licença de incapacidade para fazer face a problemas pessoais, sejam familiares ou fi nanceiros.
Em alguns casos, podem também tentar obter uma compensação fi nanceira relacionadas com situações pré-existentes ou uma indemnização por danos não ocorridos.
Independentemente do motivo, a fraude em seguros de acidentes de trabalho é ilegal e pode ter consequências graves para os trabalhadores que a cometem. Além disso, a fraude em seguros de acidentes de trabalho pode ter um impacto significativo nas
seguradoras pelo facto de terem por pagar indemnizações por danos que não foram causados por acidentes reais, prejudicando os seus resultados financeiros.
Para evitar a fraude em seguros de acidentes de trabalho, as empresas de seguros devem adotar medidas preventivas, tais como implementar políticas e procedimentos claros para descrição dos acidentes e investigarem de imediato quaisquer suspeitas de fraude.
As seguradoras devem formar e sensibilizar todos os intervenientes, desde colaboradores, agentes, sejam mediadores ou corretores, profissionais das empresas de peritagem e prestadores de serviços, sobre as implicações legais e éticas da fraude em seguros de acidentes de trabalho, e incentivar a denúncia de qualquer atividade suspeita.
Além disso, as seguradoras podem implementar sistemas de gestão de risco para identificar e mitigar melhor os riscos associados à fraude em seguros de acidentes de trabalho. Esses sistemas podem ajudar a detetar atividades suspeitas e minimizar o impacto
financeiro da fraude em seguros de acidentes de trabalho.
O combate à fraude em seguros de acidentes de trabalho é uma responsabilidade compartilhada entre seguradoras e todas as empresas clientes para que possam trabalhar em estreita colaboração e criar um ambiente de confiança e incentivar a honestidade e integridade nas organizações.
A fraude prejudica todos, pois o valor pago em indemnizações é refletido no prémio que todos pagam, tenham ou não sinistros indexados na sua apólice.
A solução passa por adotar critérios rigorosos de auditoria, averiguação e investigação, apoiados em procedimentos e protocolos de formação contínua.