Canal de Denúncias

REGIME GERAL DE PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO – RGPC

OBRIGAÇÕES E REQUISITOS RGPC:

  • Código de Conduta e Ética
  • Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas
  • Sistema de Controlo Interno (procedimentos, manuais, relatórios, registos,…)
  • Formação por níveis
  • Solução Tecnológica para Canal de Denúncias
  • Canal de Denúncias
  • Responsável do cumprimento normativo e legal
  • Conflitos de Interesse

Este serviço assenta em 4 pilares essenciais:

CONSULTORIA
As organizações deverão adotar um programa de cumprimento normativo, que deve integrar os planos de prevenção ou gestão de riscos de corrupção e infrações conexas, códigos de ética e de conduta além de outros documentos adequados à dimensão e natureza da organização.
As políticas a implementar poderão ser desde a de auditoria interna à política de integridade e compliance.

FORMAÇÃO
As sessões de formação e sensibilização dos colaboradores e da organização, enquadrando o tema e ações possíveis, com o objetivo de esclarecer dúvidas e assegurar que todos os trabalhadores compreendem nitidamente esta nova temática, contribuíndo para a adesão às políticas e procedimentos que afetam os seus deveres e responsabilidades.

SOLUÇÃO TECNOLÓGICA NO CANAL DE DENÚNCIAS
A DEFENDERISK prevê a Implementação do Canal de Denúncias em total conformidade com o normativo legal que garante a Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade e Privacidade dos processos.

OUTSOURCING NA RECEÇÃO, GESTÃO E TRATAMENTO DE DENÚNCIAS
A externalização da receção das denúncias tem as vantagens de serem garantidos todos os recursos de consultores e peritos para o tratamento e gestão das denúncias; os elementos estarem formados e com os conhecimentos necessários para tratar as denúncias de acordo com a sua especificidade; tratar a confidencialidade de forma exemplar, tornando todo o processo mais transparente sem que haja conflito de interesses entre as partes, contribuindo para uma melhor reputação perante os clientes.