Risk Art: avaliação de obras de arte, objetos especiais e de grande valor

A DefendeRisk – Consultores, disponibiliza um serviço inovador e exclusivo aos proprietários de obras de arte através de soluções direcionadas para a avaliação do risco associado às mesmas, a coleções privadas e objetos de elevado valor comercial.

A DefendeRisk dispõe de peritos avaliadores, com vasta experiência nesta área de intervenção, que estão habilitados a efetuar uma série de procedimentos para uma correta contratualização da apólice do seguro adequada ao valor dos bens seguros, nomeadamente:

  • Avaliação fidedigna das obras de arte;
  • Certificação da autenticidade;
  • Fixação do respetivo valor comercial;
  • Inventariação dos bens seguros

 

A avaliação de risco permite identificar as falsificações bem como possíveis restauros fraudulentos, que podem resultar em avultados prejuízos em caso de sinistro. Assim, com uma correta avaliação de risco efetuada ao bem, o segurado tem a certeza que ao bem seguro é atribuído um valor, que consta na apólice, e que deve corresponder ao valor comercial do bem.

A carência da avaliação fidedigna inicial de um bem artístico origina, frequentemente, a falta de entendimento entre as partes – seguradora e segurado – e a consequente necessidade de intervenção das instâncias judiciais para a resolução do conflito.